quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sobre felicidade

Eu estava vendo um documentário na record outro ontem, sobre o Butão .
É um país muito legal, meio pagão, eles tem uma relação forte com a natureza e com seus espíritos, mas teve uma coisa muito legal sobre eles : é um povo considerado muito feliz.
O ministro de felicidade (isso mesmo, eles tem um ministro pra cuidar da felicidade do povo...inveja hein!) disse que durante a década de 60 o país deixou de investir na industrialização por que concluiu que isso não faria bem ao povo, não verdade eles não tão nem ai pra grana, é um dos PIBs mais baixos do mundo e não tem indústrias.
Porém, eles tem bons niveis de educação, saneamento básico e pasmem, tem na constituição uma lei que o país tem que manter 60% das suas florestas intactas...o sonho dos ecologistas.

Eu também vi no mesmo canal, anteriormente, numa reportagem especificamente sobre felicidade; Mostra uma pesquisa que Islândia é o país mais feliz do mundo .
Mostra a qualidade de vida deles, que o governo é voltado totalmente para o cidadão, tudo é gratuíto por lá, para todos.
A repórter perguntou a um cidadão Islandês qual era o segredo , e lembro que a resposta dele foi essa: "Eu acho é que não seguimos o sonho americano , não perseguimos sonhos impossíveis ."

Isso me fez pensar no que precisamos pra ser felizes??
Precisamos ser realmente homens ricos , multi-milionários para atingir esse estado de plenitude.

Existem pessoas que procuram por isso a vida toda e existem pessoas que fazem o caminho oposto , abdicam de todos os bens materiais para encontrar a verdadeira felicidade.

Então, onde está ela??
Bom, não sou Jesus , nem Einstein, mas desconfio que seja uma resposta subjetiva.
Pra cada um é uma coisa...o problema é que geralmente perseguimos o sonho dos outros, não respiramos fundo e nos perguntamos , mas simplesmente seguimos um objetivo plástico, moldado pelos nossos modelos , que por sua vez são moldados pela sociedade, e todo mundo fica tentando , tentando e se frustrando na maioria das vezes , por que do jeito como o jogo é montado, não é possível todos ganharem.

Sei lá , me questiono muito, sobre os caminhos que tenho que percorrer, se realmente é o que gosto, se é realmente o meu caminho, fazendo isso vou sintonizando minha vida com os meus desejos.

E , se eu pudesse dizer algo a vocês, diria pra seguir aquela vontade que está dentro de ti, escondida , por baixo das várias máscaras que vestem, ela tem um nome, se chama Thelema .

Boa sorte em encontra-la , afinal, a cada minuto que passa está mais perto ou mais longe da sua jornada.

Abraços

2 comentários: